A escolha de uma câmera de segurança pode ser difícil, principalmente quando é leigo no assunto e não se sabe exatamente o que está buscando. São vários os modelos no mercado. Alguns com infravermelho, Wi-Fi e até zoom. Parece encantador, mas é preciso analisar pontos como resolução, sensor, lente e qualidade, para então decidir qual câmera é a mais adequada e oferece o melhor custo-benefício.
Para auxiliar na escolha da melhor câmera de segurança daremos algumas dicas para preparar sua casa ou local de trabalho com equipamentos de qualidade e que atendam suas necessidades.
Já falamos em um post anterior sobre as tecnologias e resoluções embarcadas nas câmeras de segurança clique aqui e confira também.
Relembrando são ANALÓGICA CVBS (já obsoleta), AHD, HDCVI, HDTVI e IP. HDTVI e IP são as mais inovadoras e com maior quantidade de recursos embarcados. Tecnologias encontradas na marca Hikvision.
Com relação à resolução temos nas HDTVI de 1 megapixel até 5 megapixels. Nas IPs a Hikvision já chega até 12 megapixels.
Outro ponto importante que devemos analisar é o tamanho e formato do sensor de captura da câmera. O formato do sensor implica no ângulo de gravação da imagem. O formato 1/3, por exemplo, capta em torno de 90,5°, gerando maior ângulo da cena. Enquanto o 1/4 capta um ângulo menor que 68°.
CUIDADO! As câmeras com formato 1/4 costumam ter valores mais acessíveis, muitas vezes induzindo o consumidor ao erro.
Analisar o ambiente é um fator de extrema importância. Vamos seguir as seguintes regras:
Câmeras dome para uso interno;
Câmeras bullet com proteção IP66 ou IP67 para uso externo;
Speed dome ou câmeras com PTZ e PAN TILT somente se tiver alguém que as opere.
Para finalizar, uma dica importante. Já existem câmeras que filmam colorido no escuro. E você pode adquirir essa solução de custo bastante acessível com a FAS Segurança Eletrônica.
Comments